Os pressupostos da vida académica são bastante variados. Mais do que um lugar onde adquirimos e aprofundamos os nossos conhecimentos, os locais do saber pretendem igualmente oferecer ferramentas para que cada um dos alunos possa ser, ele próprio, uma fonte de conceitos, hipóteses e caminhos dentro da própria área do Conhecimento e até partindo desta. Assim, há que reconhecer e premiar os jovens que se distinguem e que ultrapassam as barreiras do comum, elevando as fasquias e deixando novas propostas no mundo que nos rodeia, tornando-o, consequentemente, um lugar melhor para todos ou para cada um de nós. Deste modo, aqui fica uma lista de concursos e prémios nos quais, enquanto jovem e estudante, podes participar e ver o teu talento e esforço reconhecido nas mais variadas áreas e âmbitos geográficos.

 

27º Concurso para Jovens Cientistas

 

O 27º Concurso para Jovens Cientistas aceita candidaturas até 23 de abril, numa edição organizada pela Fundação da Juventude em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O concurso visa galardoar e fomentar a realização de projetos científicos escolares inovadores, promover o empreendedorismo qualificado e contribuir para o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico. Com projeção a nível nacional, o prémio destina-se a projetos que se inserem nos seguintes campos do conhecimento: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física; Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

O Concurso compromete-se com a distribuição de 10 prémios principais aos alunos dos projetos vencedores, com valores situados entre os 400€ e os 1.250€.

 

Prémio Jovens Músicos – 2019

 

Vem aí a 33ª edição do Prémio Jovens Músicos (PJM). Criado pela Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, a distinção dirige-se a músicos portugueses e músicos estrangeiros residentes em Portugal. No site estão disponíveis as várias categorias aceites no concurso, bem como os programas para as provas a realizar e o Regulamento da iniciativa.

 

Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa

 

O prazo para inscrição neste prémio bienal é já a 22 de março. O galardão, criado em 1999 pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado foi pensado para distinguir jovens investigadores (até 35 anos) de qualquer um dos Países de Língua Portuguesa, autores de trabalhos de grande qualidade na área das ciências sociais e das humanidades.

A 11ª edição do Prémio CES conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e tem o valor de 5.000 euros.

 

Nova edição do Concurso Nacional Jovens Empreendedores

 

A 2.ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, promovido pela Fundação da Juventude, garante o reconhecimento de empreendedorismo qualificado, criativo e social. O projeto pretende alimentar a geração de ideias e negócios inovadores nos jovens do Ensino Secundário e do Ensino Universitário.

São aceites no concurso trabalhos individuais ou em grupo, no máximo, de 4 elementos, acompanhados por um professor/formador responsável. As candidaturas dos projetos podem ser preenchidas até 20 de abril e o Regulamento do prémio pode ser consultado brevemente online.

 

Prémio Young European of the Year

 

A distinção anual de âmbito europeu é dedicada a jovens entre os 18 e os 26 anos que se tenham destacado de forma exemplar e tendo em conta o seu compromisso e dedicação ao apoio da compreensão ou da integração europeia.

O montante do prémio é de 5.000 euros e pretende financiar um estágio semestral com um membro do Parlamento Europeu ou outra instituição da União Europeia. No entanto, é também possível utilizar esse valor para financiar um projeto que promova a integração europeia e que seja estruturado seguindo os objetivos da Schwarzkopf Foundation Young Europe, necessitando obrigatoriamente da aprovação da mesma.

No site do concurso podem ser consultados, entre outros, os discursos de alguns dos jovens previamente galardoados com esta distinção.

 

PROCURAS EXPLICADOR? CLICA NA IMAGEM EM BAIXO!

 

Este artigo foi escrito em parceria com o Jornal Pontivírgula.
Redatora: Carolina Gaspar