27Quem diria que a vanguarda dos campus universitários iria chegar a Évora. Pois é, parece que esta cidade Alentejana planeia expandir a já existente e com sucesso Universidade de Évora para um novo e renovado Campus ao estilo americano.

O conceito inédito em Portugal vai chamar-se “Campus Residence” e vai consistir um modelo completamente diferente de residências universitárias onde os alunos terão acesso inúmeros serviços como: ginásio, bicicletas, restauração, segurança 24 horas, espaços verdes, lavandaria 24 horas, etc… já para não falar das próprias residências que serão como pequenas casas onde estes poderão viver confortavelmente e a preços convidativos.

Esta “Campus Residence” ficará situada num terreno junto às piscinas municipais de Évora com cerca de 27 mil metros quadrados. A concessão do terreno para a construção destas residências fica a cargo de privados após um concurso público lançado internacionalmente.

As residências vão ter cerca de 306 camas das quais 10% serão guardadas para alunos com necessidades de apoios de ação social e os restantes irão ser tabelados a cerca de 200 euros.

O projeto vai assim incluir vai incluir diferentes grupos de moradias em vários blocos. Tudo isto, irá então perfazer uma oferta total  de camas para 306 estudantes e professores residentes ou visitantes da Universidade de Évora, distribuídos por 114 Habitações equipadas com tudo o que é necessário para viver confortavelmente.

No Porto, já existe uma espécie de “Campus Residence”, no entanto o número de serviços e características da infraestrutura são completamente diferentes e não alberga o mesmo número residências e lugares disponíveis.

A data de conclusão deste projeto não está obviamente decidida, no entanto é uma excelente notícia para quem estuda e trabalha nesta universidade, mas também para quem considera vir a fazê-lo no futuro. Agora isso é possível neste novo e renovado campus equiparado ao que melhor se faz deste género lá fora.

 

PROCURAS EXPLICADOR?

 

Procura Explicadores de Confiança