A Universidade de Coimbra (UC) associou-se ao programa UC. Plantas promovido pelo Jardim Botânico pelo qual pretende apelar e desenvolver a consciência social dos seus alunos na sustentabilidade ambiental.

Esta iniciativa culminou no passado dia 20 de fevereiro com a replantação de 500 árvores jovens, de oito espécies na quinta do Palácio de São Marcos em São Silvestre, nos arredores de Coimbra.

São Silvestre é uma freguesia do concelho de Coimbra, com 10,27 km² de área e 3 122 habitantes. Faz parte do distrito de Coimbra. A densidade populacional é de 304 hab/km².

As árvores foram recebidas e mantidas pelos alunos da UC durante o último ano letivo por uma comunidade de cerca de 800 alunos.

A quinta do Palácio de São Marcos em São Silvestre tinha sofrido alguns estragos por um incêndio florestal, bem como pela passagem da tempestade Leslie.

Se te recordas, toda a zona centro de Portugal (onde se situa o distrito de Coimbra) foi muito afetada pelos incêndios em 2017, sobretudo pelo incêndio florestal de Pedrógão Grande, deflagrou a 17 de junho de 2017 no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. Mais tarde, a este incêndio juntou-se ao incêndio de Góis, formando uma área ardida contígua. No seu conjunto arderam aproximadamente 53 hectares e morreram 65 pessoas.

Esta iniciativa da UC e dos seus alunos nasceu no ano letivo 2017/2018 como parte das atividades extracurriculares e recreativas. Os alunos foram convidados a adotar e cuidar, durante o ano letivo, de uma planta da flora nativa do territorial nacional (carrasco, carvalho negral, medronheiro, pilriteiro, pinheiro manso, sobreiro, tramazeira e zêlha), sob supervisão do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. A iniciativa de promoção da biodiversidade – denominada UC. Plantas, sob o lema “saber plantar o futuro” – repetiu-se no arranque de 2018/19.

Iniciativas como esta podem ajudar a combater o excesso de plantação de eucaliptos com que a zona de Coimbra em particular e, Portugal em geral se depara.

Se gostas deste tipo de iniciativas sociais ou ambientais, procura na tua escola, junto dos teus professores uma forma de organizar e implementar as tuas ideias que melhor se enquadrem à tua zona.

Segue o exemplo destes estudantes:

 

SABE MAIS SOBRE ESTE TIPO DE INICIATIVAS AMIGAS DO AMBIENTE NO NOSSO BLOG!

 

Procura Explicadores de Confiança