Antes de ir de Erasmus existem algumas coisas essenciais de que nos devemos lembrar. Deixamos aqui algumas sugestões para que te possas ver livre das primeiras preocupações no teu novo país:

1. Encontrar um alojamento:

Depois de saber qual o teu destino de Erasmus, o mais importante é saberes onde vais ficar! Lembra-te de pensar no teu orçamento e tem em conta que a maior parte do dinheiro será gasto em alojamento. Assim, deves pensar essencialmente no teu conforto, na higiene, na proximidade à faculdade/universidade e na poupança. Avalia várias hipóteses de alojamento e escolhe a melhor.

 

 

Existem vários sites que a tua faculdade te pode indicar para te ajudar a encontrar onde ficar. Por vezes existem residências universitárias que fazem parte das próprias universidades de destino e que também são uma ótima opção. Considera todos os preços e escolhe a melhor!

Para além disso, outro bom conselho é falar com colegas ou amigos que já tenham ido para o mesmo destino e tentar perceber onde eles ficaram e como encontraram esses sítios.

2. Poupar na viagem:

A viagem também pode representar alguns custos, em especial se viajares para fora da Europa. Por isso, encontrar soluções para poder gastar menos é importante. Procura com antecedência, e está atento ao melhor preço! Websites como o Momondo podem ajudar-te a escolher as melhores viagens e mais baratas, bem como a encontrares o dia em que te é mais barato viajar.

3. O que levar:

Uma das coisas mais importantes é informares-te bem sobre o clima do local para onde vais. Climas mais frios requerem mais roupa, que deverás comprar antes de ir porque com frequência vais encontrar roupa mais barata em Portugal. Já em climas mais quentes, podes levar menos roupa, o que te dá menos preocupações.

Outra coisa muito importante de que te deves lembrar são os medicamentos, produtos de saúde e higiene pessoal. Nem todos os países têm sempre os mesmos medicamentos deves levar aqueles que pensas que vais precisar bem como alguns produtos a que estás habituado. Ficam algumas dicas:

  • Contracetivos;
  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios
  • Medicamentos para constipação;
  • Algo para desinfetar feridas;
  • Pensos (normais e femininos);
  • Medicamentos de toma corrente (antialérgicos, antibióticos, cremes para dores crónicas, etc);
  • Creme hidratante (importante para todos os climas, no frio para as queimaduras e no calor para os escaldões);
  • Protector solar;
  • Batom para hidratar os lábios (essencial no frio);
  • Produtos de higiene pessoais a que estás habituado;
  • Um rolo de papel higiénico para as primeiras horas quando chegares.

 

 

Adicionalmente, não te esqueças também de todos os documentos que tens de levar! Caso tenhas documentos da universidade ou para entregar a alguém leva uma cópia já tirada porque nos primeiros tempos pode ser complicado encontrares onde as tirar uma cópia dos mesmos. Leva também uma cópia do Cartão de Cidadão/Passaporte porque pode ser-te pedido ao chegar e assim não és apanhado de surpresa!

Se fores para um país com moeda diferente, convém levares algum dinheiro já trocado do teu país de destino. Assim nas primeiras compras já podes fazer compras em dinheiro sem qualquer problema. Atenção às taxas de cambio neste caso! Em alguns países é mais barato teres o teu dinheiro em papel, noutros as taxas são melhores se fizeres sempre pagamentos com cartão. Por isso, contacta o teu banco e informa-te! De qualquer maneira é sempre bom ter algum dinheiro para emergências e para o caso de não existirem máquinas de multibanco perto de ti!

Por fim, muita atenção ao peso da tua mala! Deverás informa-te do   número de malas que podes levar, bem como o seu peso limite. Não deixes a mala para o dia anterior. Se o fizeres podes correr riscos desnecessários ou ter que pagar mais dinheiro que o previsto!

4. Telefonemas, internet e afins:

Quando chegares, a tua faculdade irá informar-te sobre a melhor maneira de comunicares lá. Por vezes terás de subscrever uma rede telefónica nacional. Mas nem sempre…

Já com internet é a mesma coisa. Existem alojamentos com wifi gratuito, outros não. De qualquer maneira podes sempre subscrever pacotes relativamente baratos para o teu alojamento e para o teu contrato telefónico.

O uso de aplicações como o Skype e o WhatsApp podem ser uma boa alternativa à subscrição de planos mais dispendiosos.

 

 

Pede ajuda a quem já lá está! Eles saberão ajudar-te no que fazer! Vais perceber que o mais importante em Erasmus é nunca ter medo de pedir ajuda e aprender a perceber que precisamos da ajuda dos outros da mesma maneira que eles precisam da nossa! Ah! E não te esqueças de fazer amigos! Fazer amigos é a primeira e mais importante dica para sobrevivência em Erasmus!

SABE TUDO SOBRE ERASMUS NO NOSSO BLOG!