Se tens 18 anos, nasceste num estado-membro europeu e sempre sonhaste em descobrir a Europa de comboio esta é a tua oportunidade de o fazer a custo zero. A iniciativa DiscoverEU, realizada pela Comissão Europeia continua a querer levar jovens portugueses a conhecer a riqueza cultural da Europa e incentivar a autodescoberta, a confiança e a multiculturalidade.

Pela segunda vez consecutiva e com um investimento de 16 milhões de euros, o concurso continua a tentar derrubar um dos maiores impedimentos para os jovens em pegar na mochila e partir:  a falta de financiamento.

As candidaturas ao concurso abriram esta quinta-feira e até dia 16 de maio é possível inscreveres-te e tentares ganhar um passe que te permite viajar até 30 dias pela Europa. Os vencedores terão a oportunidade de viajar entre dia 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

 

A União Europeia vai oferecer mais de 40 mil passes a jovens europeus para poderem conhecer a Europa

 

Para concorrer é necessário preencher uma candidatura online que tenta averiguar o conhecimento dos jovens sobre o continente europeu. Perguntas como quais são as iniciativas que a União Europeia criou a pensar nos jovens e detalhes sobre as eleições para o parlamento europeu são algumas das que aparecem no questionário e vai ajudar a selecionar quem são os jovens vencedores.

As únicas exigências feitas aos jovens vencedores é que, durante a sua viagem, estes assumam o papel de “Embaixadores Europeus” e partilhem a sua viagem nas redes sociais promovendo assim também os locais. A comissão europeia incentiva também à partilha na comunidade local dos jovens quando regressarem da viagem, como apresentações na escola ou universidade.

A Comissão Europeia decidiu criar um grupo no Facebook para que os vencedores tenham a possibilidade de se encontrar e viver algumas aventuras juntos e de modo a criar um maior engagement com a viagem, a iniciativa DiscoverUE criou um concurso de fotografia/vídeo e oferece 100 euros ao vencedor.

Este projeto consiste numa proposta apresentada, em 2016, pelo eurodeputado Manfred Weber que sugeriu que a UE oferecesse um interrail a todos os jovens com 18 anos. Um ano mais tarde a ideia foi aprovada e no ano passado, com um investimento original de 12 milhões de euros, cerca de 30 mil passes foram oferecidos a jovens europeus.

 

PROCURAS EXPLICADOR? CLICA NA IMAGEM EM BAIXO!

 

Este artigo foi escrito em parceria com o Jornal Pontivírgula.
Redatora: Cristiana Reis