Mafalda Correia, neste momento a fazer Erasmus na universidade KU Leuven – Faculty of Social Sciences, na Bélgica, localizada na cidade universitária de Leuven. Em Portugal Mafalda estuda Comunicação Social na Universidade Católica e dá-nos agora o seu testemunho sobre a sua experiência internacional até ao momento.

Em entrevista fizemos então as seguintes perguntas:

1. Como foi preparar-te para ires de Erasmus?

Um processo muito cansativo e stressante. Nas últimas semanas antes de ir só pensava no que não me podia esquecer de levar e nem conseguia dormir como deve de ser com tantas preocupações na cabeça. Só queria chegar a Leuven.

2. Que destinos tinhas em mente? Porquê? Conseguiste ir para onde querias?

A Bélgica sempre foi uma opção que considerei por ser no centro da Europa e não ser um sítio muito mais caro que Portugal. E por acaso consegui entrar! Também considerei países mais a Leste da Europa como República Checa e Polónia por terem um custo de vida inferior do que Portugal, mas acabaram por ficar para segunda e terceira opção.

3. O que levar para 6 meses?

Basicamente a casa toda atrás. Não sei como é que consegui fazer caber a minha vida toda em duas malas, mas consegui. É preciso muito processo de escolha e opções, e acima de tudo olhar para as nossas coisas e pensar “Vou mesmo precisar disto?”

 

 

4. Como foi a adaptação nos primeiros tempos de Erasmus?

Os primeiros dias foram complicados, apenas porque havia muita coisa que ainda tinha de tratar e comprar (utensílios de cozinha e afins). Mas a partir daí foi sempre mais fácil. Leuven está muito habituada a receber alunos de Erasmus e internacionais então foi mais fácil do que estava à espera, até a nível social.

5. Como é o teu destino? O país?

Estou completamente rendida a Leuven. É uma cidade pequena, mas cheia de encanto e que agora considero uma segunda casa. A Bélgica apesar de ser também um país pequeno tem imenso para descobrir e visitar. Definitivamente, e infelizmente, vou sair daqui sem conhecer nem metade deste país.

6. Qual a tua opinião no geral sobre a tua universidade de destino?

A KU Leuven é muito organizada e pelo que me dizem é muito exigente em termos de notas. Tem a particularidade de ser tudo avaliado por exames, o que não estou acostumada e me preocupa.

7. Na tua opinião como são as disciplinas? Em Erasmus estudamos muito ou não?

As disciplinas são bastante interessantes, mas densas. Não é algo que possas apanhar apenas por ir às aulas, tens tu próprio de fazer o trabalho de casa, investigar e ler mais. Se uma pessoa se souber organizar há tempo para tudo, para estudar bastante, mas também para aproveitar e viajar como qualquer aluno de Erasmus.

8. Erasmus é mais uma experiência cultural ou académica?

Para mim é ambos. Sinto que estou a ter as duas componentes. A adquirir muito conhecimento novo, a conhecer pessoas novas e de culturas diferentes, e também a viajar e a conhecer novos sítios. Talvez a experiência cultural tem uma certa vantagem. Mas se uma pessoa quiser pode ter um equilíbrio entre os dois.

 

 

9. Em termos de custos como te preparaste para Erasmus? É fácil prever custos para 6 meses?

É extremamente difícil prever aquilo que se gasta se, como eu, nunca se teve uma experiência de “vida adulta”. Acho que se acaba por gastar sempre mais do que se prevê.

10. Está a valer a pena? Se pudesses repetirias a experiência?

Está definitivamente a valer a pena! Se pudesse ficava cá mais um semestre a aproveitar Leuven e a Bélgica, mas a minha carteira não aguenta.

Se estás a pensar ir de Erasmus no próximo semestre ou alguma vez no teu percurso universitário esperamos que este testemunho da Mafalda te possa ajudar. Para além disso, tens já algumas ideias sobre o que é fazer Erasmus na Bélgica que é um destino bastante querido por quem vai de Erasmus.

SABE TUDO SOBRE ERASMUS NO NOSSO BLOG!