Na vida de estudante, organização é uma palavra-chave. A What a Tutor apresenta cinco aplicações gratuitas, para smartphone, que servem para aumentar a produtividade ou melhorar a gestão de tempo. Desde agendas digitais a serviços bancários internacionais, há aplicações que respondem a várias necessidades ou problemas.

 

Office Lens

Esta aplicação permite converter imagens em ficheiros PDF, Word e PowerPoint. Seja uma fotografia de um quadro branco, ou de uma folha de apontamentos, é possível converter a imagem em qualquer um desses formatos, tal como guardá-la no OneNote ou OneDrive. O Office Lens permite ainda cortar e tornar legível qualquer texto fotografado, tal como criar cópias digitais de documentos impressos.

Mesmo com texto escrito à mão, é possível fazer tudo isto, já que a aplicação reconhece o texto através da tecnologia de OCR – que significa, em português, Reconhecimento Ótico de Caracteres. Esta funcionalidade funciona melhor com idiomas como o inglês, alemão ou espanhol.

O Office Lens está disponível na Play Store e na App Store e foi considerada uma das “Melhores Aplicações de 2015” nos Estados Unidos e Porto Rico.

 

Brain Focus Productivity Timer

Se tens dificuldade em concentrar-te durante o estudo, esta aplicação pode ser útil a ajudar-te a mudar alguns hábitos. O que o Brain Focus faz é gerir o tempo de trabalho através de uma técnica chamada “Pomodoro”. A aplicação sugere que haja períodos de trabalho de 25 minutos, por exemplo, seguidos de intervalos de 5 minutos, e vai avisando quando é necessário parar ou retomar o estudo. Para além disso, também bloqueia as distrações, ao impedir a utilização de outras aplicações, escolhidas pelo utilizador, no período destinado ao estudo.

Dependendo das necessidades de cada pessoa, é possível personalizar os períodos de tempo e as respetivas pausas. Para além disso, a aplicação permite que se analise as várias sessões prévias para que se possa melhorar ou ver se o método está a funcionar.

Brain Focus está disponível na Play Store e na App Store gratuitamente, mas tem uma versão paga com mais funcionalidades para quem desejar

 

Google Drive

Esta aplicaçãp pode parecer óbvia, mas é talvez a mais útil desta lista. A aplicação do Google Drive permite ver, guardar e partilhar documentos, imagens e vídeos.

É possível ter acesso a todos os documentos armazenados na Drive e editá-los com recurso às aplicações irmãs: Google Docs, Google Sheets e Google Slides, que fazem parte da chamada “G Suite.” Também é possível imprimir, enviar cópias dos documentos ou disponibilizá-los offline.

 

Todas estas aplicações são gratuitas e para as utilizar apenas é necessário ter uma conta da Google. Estão disponíveis na  Play Store e na App Store.

 

Any.do: tarefas e calendário

O Any.do é uma espécie de agenda, calendário e lista de tarefas digital – no fundo, um organizador de vida. Com esta aplicação, é possível anotar compromissos importantes, tarefas a realizar e fazer listas. A aplicação tem um design apelativo e simples e vai dando lembretes e até pequenas frases de encorajamento e motivação para enfrentares o teu dia.

Em vez de uma agenda em papel, o Any.do pretende ser um local onde tudo está organizado e ao qual se pode aceder em qualquer dispositivo, através da funcionalidade de sincronização. Tal como na vida real, em que partilhamos tarefas e compromissos, o Any-do permite fazê-lo através da aplicação.

A aplicação é grátis, mas para ter acesso a funcionalidades exclusivas pode pagar-se uma subscrição mensal ou anual. Está também disponível na Play Store e na App Store.

 

N26: o banco móvel

Ser estudante é muitas vezes sinónimo de viajar e descobrir o mundo, seja através de viagens devido ao Erasmus, a trabalho voluntário ou em férias. A pensar nisto mesmo surgiu uma nova aplicação que é também um serviço bancário móvel chamado N26.

O N26 é o primeiro serviço deste género na Europa e já conta com mais de 2 milhões e 500 mil clientes. Através de um smartphone torna-se possível controlar uma conta bancária, poupar e fazer transações. O Objetivo desta aplicação é tornar um serviço bancário em algo moderno e simples.

Através desta aplicação, é possível transferir dinheiro e efetuar pagamentos em 19 moedas diferentes. Há diferentes pacotes para a necessidade de cada pessoa, mas alguns dos serviços disponibilizados são as compras online, as notificações em tempo real e a criação de sub-contas.

Esta aplicação está disponível na Play Store e na App Store.

 

 

PROCURAS EXPLICADOR? CLICA NA IMAGEM EM BAIXO!

 

Este artigo foi escrito em parceria com o Jornal Pontivírgula.
Redatora: Carolina Correia