Todos sabemos que queres ser melhor aluno. Por isso, reunimos as 15 técnicas para te ajudarem a subir a tua média e alcançar o sucesso escolar. Fica a saber tudo já de seguida:

1. Aproveita bem as aulas 

Estar atento nas aulas é algo essencial para que o teu estudo fique bem mais fácil. Portanto, se estiveres atento e tirares apontamentos com regularidade será meio caminho andado para que, quando estiveres a estudar, o teu estudo seja muito mais eficiente.

2. Sê organizado

Em segundo lugar, tem noção onde colocas as tuas coisas: material escolar, cadernos, livros, apontamentos, ou outros. Não existe nada mais irritante do que pensarmos que temos tudo para iniciar o nosso estudo e lembrarmo-nos que existe algo que ficou no cacifo de um amigo.

3. Usa uma agenda e define prazos

Tem atenção aos prazos que tens a cumprir e mantém um plano para que nada falhe. Não tens desculpa para te esqueceres de um teste ou de um trabalho. Além disto, o cumprimento de prazos obriga-te a criar uma rotina e a ser responsável, algo que é valorizado no mercado de trabalho.

4. Encontra o método de estudo mais eficaz

Alguns estudantes preferem fazer resumos ou gravar as aulas  para mais tarde ouvir. Já outros, decoram a matéria e recorrem à memória visual. Contudo, nem todos os métodos de estudo resultam com qualquer aluno. Se não te dás com métodos de estudo, podes sempre encontrar o teu explicador ideal!

5. Não estudes no sofá nem na cama

O sofá e a cama estão associados a actividades de lazer normalmente como ver séries, jogar jogos ou ler livro. Nada disso é compatível com estudar e para não existirem distracções, o melhor é que esses espaços sejam evitados sempre que estudas.

6. Faz log off à vida social e larga os dispositivos móveis

Embora seja tentador, faz o esforço de te desligares de tudo o que te possa distrair. Durante o estudo afasta-te do telemóvel e desliga as notificações, senão qualquer pausa no estudo pode desconcentrar-te e quebrar o teu raciocínio.

7. Encontra a melhor hora para estudar

Existem estudantes que se concentram melhor de manhã, outros de tarde e alguns até mesmo durante a noite. Por esta razão, é importante encontrares a melhor hora para estudar pois será nela que estarás mais concentrado e serás mais eficiente. Aqui encontrarás os locais de estudo perfeitos, que vão ao encontro dos teus horários.

8. Experimenta estudar em grupo

Em especial quando não entendes muito bem determinada disciplina, estudar em grupo pode ser uma grande ajuda. Isto porque os teus colegas podem não só ter outra visão da matéria, como também outros métodos de estudo.

9. Pratica testes e trabalhos de anos anteriores

Quer na escola como na universidade é sempre possível encontrar testes e trabalhos de anos anteriores. Se te estás a preparar para os exames nacionais, podes sempre consultar o site do Iave, a qualquer momento! Esta é uma excelente técnica para seres melhor aluno.

 

 

10. Define objetivos

Faz um plano bem definido com metas para atingires os teus objetivos. Por exemplo: estar mais atento nas aulas, fazer resumos até dia X, ter determinada média, etc.

11. Faz pausas

É muito importante parar para descansar. Assim, deves limitar o teu estudo a um determinado horário e fazer pequenas pausas para desanuviar a mente. No entanto tenta manter-te afastado das redes sociais. Aproveita, por exemplo, para ouvir uma música ou fazer algo que não te tire demasiado tempo.

12. Não estudes sempre o mesmo

Estudar sempre a mesma disciplina ou matéria pode ser cansativo, por isso experimenta estudar diferentes matérias e ser mais produtivo.

13. Testa-te

Faz perguntas a ti próprio sobre o que sabes e que não sabes. Adicionalmente, podes pedir a alguém que te faça perguntas sobre a matéria, de modo a avaliares o teu conhecimento.

14. Revê a matéria

Guarda um tempo para fazer revisões. O dia antes do teste é perfeito não só para leres os resumos como também para te recordares da matéria inicial!

 15. Tem confiança em ti

Por último, confia em ti! É essencialmente útil para atingires os teus objectivos, porque só depende de ti.

Se queres saber mais dicas de como seres melhor aluno clica aqui!